Educação
Ambiental

Educação
Ambiental

O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) do Instituto Projeto Ninhos como espaço para a promoção da Educação Ambiental.

O Instituto Projeto Ninhos tem na Educação Ambiental um dos alicerces da sua atuação. 

Cientistas vêm advertindo que os seres humanos estão em rota de colisão com o mundo natural. Os dados recentes da World Wide Fund for Nature (WWF) mostram que em 40 anos, entre 1970 e 2010, liquidamos 52% da fauna planetária em geral. Somos muito bons em avanços técnicos, mas encontramos imensas dificuldades para nos organizarmos de forma a encontrar meios de aliar o desenvolvimento econômico ao respeito e preservação da natureza.

Dilapidar o planeta tornou-se tecnicamente simples, mas controlar este processo continua imensamente difícil. Há urgente necessidade de mudanças fundamentais, de modo a evitar as consequências que nossa trajetória traria. É hora de reexaminar e mudar nossos comportamentos individuais. O desafio da sociedade em todas as suas esferas está em reverter o quadro vigente de destruição. A Educação Ambiental é uma ferramenta no processo de conscientização, envolvimento e participação da sociedade na proteção ambiental.
O desafio da sociedade em todas as suas esferas está em reverter o quadro vigente de destruição. A Educação Ambiental é uma ferramenta no processo de conscientização, envolvimento e participação da sociedade na proteção ambiental.
Um modo efetivo de contribuição para a mudança em direção à sustentabilidade é promover a Educação Ambiental para a conservação da fauna silvestre. Em diferentes contextos, conhecer e valorizar a fauna silvestre possibilita estimular a aproximação e o interesse das pessoas por ações de conservação, além de trabalhar a conexão e as relações entre pessoas e natureza. Reconectá-las com os animais silvestres reforça o entendimento que a fauna é parte integrante e essencial do ecossistema que nos mantém vivos.
Tal fato é possível em virtude de a Educação Ambiental desenvolver sensações, emoções e um pensamento crítico, o que faz com que os ganhos cognitivos, somados a valores como orgulho e respeito, ajudem a capacitar os indivíduos a agirem em prol da qualidade de vida humana e animal e analisar as complexas relações entre processos naturais e sociais, para atuar no ambiente com uma perspectiva global, levando à conservação ambiental.
Mudar valores, posturas e atitudes, de modo a integrar ações a aspectos ecológicos, sociais, culturais, políticos e éticos faz parte da atuação do Instituto Projeto Ninhos.
A Educação Ambiental promovida pelo CETRAS do Instituto Projeto Ninhos pretende interferir e remodelar o comportamento humano em relação à vertente da fauna silvestre, demonstrando os benefícios do cuidado, do respeito e da preservação dos animais silvestres, além de desmistificar preconceitos relacionados a determinados animais. Objetiva-se, dessa forma, uma convivência harmônica entre pessoas e animais.

Atuação voltada para:

Sensibilização

Ver, ouvir e tocar em alguns animais.

Conhecimento

Oficinas, palestras, cursos, seminários, entrevistas, estágios, artigos técnicos e científicos.

Informação

Divulgação nos meios de comunicação.

Referências:

Rua Rui Barbosa, 2265 –

Jardim Macarengo

CEP: 13566-250

São Carlos – SP

+55 16 99761-0206 – Silvio

+55 16 99787-1757 – Ariane

[email protected]

Acompanhe nosso trabalho

Colabore com nosso projeto

English PortugueseSpanish