Educação
Ambiental
Educação
Ambiental
O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) do Instituto Projeto Ninhos como espaço para a promoção da Educação Ambiental.
O Instituto Projeto Ninhos tem na Educação Ambiental um dos alicerces da sua atuação.
Cientistas vêm advertindo que os seres humanos estão em rota de colisão com o mundo natural. Os dados recentes da World Wide Fund for Nature (WWF) mostram que em 40 anos, entre 1970 e 2010, liquidamos 52% da fauna planetária em geral. Somos muito bons em avanços técnicos, mas encontramos imensas dificuldades para nos organizarmos de forma a encontrar meios de aliar o desenvolvimento econômico ao respeito e preservação da natureza.
Dilapidar o planeta tornou-se tecnicamente simples, mas controlar este processo continua imensamente difícil. Há urgente necessidade de mudanças fundamentais, de modo a evitar as consequências que nossa trajetória traria. É hora de reexaminar e mudar nossos comportamentos individuais. O desafio da sociedade em todas as suas esferas está em reverter o quadro vigente de destruição. A Educação Ambiental é uma ferramenta no processo de conscientização, envolvimento e participação da sociedade na proteção ambiental.
O desafio da sociedade em todas as suas esferas está em reverter o quadro vigente de destruição. A Educação Ambiental é uma ferramenta no processo de conscientização, envolvimento e participação da sociedade na proteção ambiental.
Um modo efetivo de contribuição para a mudança em direção à sustentabilidade é promover a Educação Ambiental para a conservação da fauna silvestre. Em diferentes contextos, conhecer e valorizar a fauna silvestre possibilita estimular a aproximação e o interesse das pessoas por ações de conservação, além de trabalhar a conexão e as relações entre pessoas e natureza. Reconectá-las com os animais silvestres reforça o entendimento que a fauna é parte integrante e essencial do ecossistema que nos mantém vivos.
Tal fato é possível em virtude de a Educação Ambiental desenvolver sensações, emoções e um pensamento crítico, o que faz com que os ganhos cognitivos, somados a valores como orgulho e respeito, ajudem a capacitar os indivíduos a agirem em prol da qualidade de vida humana e animal e analisar as complexas relações entre processos naturais e sociais, para atuar no ambiente com uma perspectiva global, levando à conservação ambiental.
Mudar valores, posturas e atitudes, de modo a integrar ações a aspectos ecológicos, sociais, culturais, políticos e éticos faz parte da atuação do Instituto Projeto Ninhos.
A Educação Ambiental promovida pelo CETRAS do Instituto Projeto Ninhos pretende interferir e remodelar o comportamento humano em relação à vertente da fauna silvestre, demonstrando os benefícios do cuidado, do respeito e da preservação dos animais silvestres, além de desmistificar preconceitos relacionados a determinados animais. Objetiva-se, dessa forma, uma convivência harmônica entre pessoas e animais.
Atuação voltada para:
Sensibilização
Ver, ouvir e tocar em alguns animais.
Conhecimento
Oficinas, palestras, cursos, seminários, entrevistas, estágios, artigos técnicos e científicos.
Informação
Divulgação nos meios de comunicação.
Referências:
- Cerati, T. M.; Lazarini, R. A. M. A pesquisa-ação em educação ambiental: uma experiência no entorno de uma unidade de conservação urbana. Ciência e Educação, Bauru, v. 15, n. 2, 2009. p.383-392.
- Dowbor, L. A difícil transição para sociedades sustentáveis. In: Sorrentino, M.; Raymundo, M. H. A.; Portugal, S.; Moraes, F. C.; Silva, R. F. (Orgs.). Gestão de unidades de conservação: compartilhando uma experiência de capacitação. Piracicaba, SP: MH-Ambiente Natural, 2017. p. 27-37.
- Figueiredo, A. N.; Campesan, D.; Ferreira, L. Aproximando a fauna nativa do currículo escolar brasileiro. 2021. Disponível em < http://faunanews.com.br/2021/06/24/aproximando-a-fauna-nativa-do-curriculo-escolar-brasileiro/>
- Leff, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2014. 496 p.
- Padua, S. M. Educação ambiental em unidades de conservação. In: CASES, M. O. (Org.). Gestão de unidades de conservação: compartilhando uma experiência de capacitação. Brasília: WWF-Brasil; IPÊ, 2012. p. 201-212.
- Ripple, W. J., Wolf, C., Newsome, T. M., Galetti, M., Alamgir, M., Crist, E., Mahmoud, M. I., Laurence, W. F. World Scientists’ Warning to Humanity: A Second Notice. BioScience. Oxford: Oxford Univ Press, v. 67, n. 12, 2017. p.1026-1028.
- Santana, E. S. S.; Câmara, D. H. R.; Ralile, N. L. D.; Arruda, R. C. T. A Voz dos Bichos: um instituto direcionado à proteção animal e socioambiental em Porto Seguro. Revista Sustinere, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, 2017. p. 338-358.
Rua Rui Barbosa, 2265 –
Jardim Macarengo
CEP: 13566-250
São Carlos – SP
+55 16 99761-0206 – Silvio
+55 16 99787-1757 – Ariane
ipnsaocarlos@gmail.com